Sigla: BHCG
Descrição: Detecta a presença de beta HCG no sangue, utilizado para confirmação de gravidez.
Prazo: Detecta a presença de beta HCG no sangue, utilizado para confirmação de gravidez.
Amostra: Soro
Recipiente: Tubo seco ou gel separador
Estabilidade : A amostra é estável por até 5 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
Preparação: Preparo:
Não é necessário jejum para a realização do exame.
Coleta:
Para coletar amostra de sangue usando um tubo sem gel, tire a amostra, espere o sangue formar um coágulo, centrifugue para separar os componentes, retire o soro e armazene conforme as instruções do exame.
Para coleta com tubo com gel separador, misture o sangue imediatamente após a coleta, deixe o tubo em pé em temperatura ambiente até formar o coágulo, centrifugue para obter o soro e armazene de acordo com as instruções do exame, evitando que o sangue se desmanche.
Rejeição:
Amostra hemolisada.
Interpretação: O HCG é uma Glicoproteína composta de 2 sub-unidades (Alfa e Beta). O Beta HCG dosado por quimioluminescência e sensível o bastante para detectar uma gravidez normal, às vezes, tão cedo quanto após 7 dias da implantação, embora o mais seguro seja 15 dias após a implantação.
Deve-se ter em mente, no entanto, que variações são observadas quanto ao prazo usual da implantação e que a detecção do betaHCG pode sofrer interferências da metodologia utilizada e da presença rara, mas possível dos anticorpos heterofilicos.
Algumas das metodologias para detecção do HCG são direcionadas primariamente para o diagnóstico de gravidez, tais ensaios não necessariamente detectam moléculas degradadas ou homogêneas encontradas nas doenças trofloblásticas. Esta aumentado na gravidez, coriocarcinoma, mola hidatiforme e neoplasias de células germinativas dos ovários e testículos. Pode estar pouco elevado na gravidez ectópica e na gravidez de risco (risco de aborto) quando os níveis podem cair progressivamente..