• Endereço
    R. Cônego Jerônimo Pimentel, 55
    Umarizal - Belém - Pará
  • Central de Relacionamento
    (91) 4042-1015
    0800 008 0400

Guia de Preparo: BNP - Peptídeo Natriurético

Sigla: BNP

Descrição: Mede os níveis de BNP no sangue, utilizado para diagnosticar e monitorar insuficiência cardíaca.

Prazo: Mede os níveis de BNP no sangue, utilizado para diagnosticar e monitorar insuficiência cardíaca.

Amostra: Plasma com EDTA

Recipiente: Tubo com EDTA (roxo)

Estabilidade : A amostra é estável por até 3 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.

Preparação: Preparo: Não é necessário jejum para a realização do exame.

Coleta: Realizar coleta utilizando o tubo EDTA (tubo roxo), homogeneizar, centrifugar a amostra, separar o plasma em tubo transporte (tampa branca) de material e congelar a mesma.

Rejeição: Amostra hemolisada; Amostra com lipemia; Amostra com fibrina; Amostra coagulada.

Interpretação: Este ensaio está indicado como auxiliar no diagnóstico e avaliação da gravidade da insuficiência cardíaca. Nos doentes com síndromes coronárias agudas (ACS), este teste, em conjunto com outros fatores de risco conhecidos, também pode ser utilizado para prever a sobrevivência, bem como a probabilidade de uma futura insuficiência cardíaca. 
O sistema peptídico natriurético é uma família de peptídeos estruturalmente semelhantes, mas geneticamente distintos que inclui o peptídeo atrial natriurético (ANP), o peptídeo natriurético tipo B (BNP) com origem nas células miocárdicas e o peptídeo natriurético tipo C (CNP) com origem nas células endoteliais. 
Os peptídeos natriuréticos cardíacos são os antagonistas naturais do sistema renina-angiotensina aldosterona e do sistema nervoso simpático. Eles promovem a natriurese e a diurese, atuam como vasodilatadores e exercem efeitos antimitogênicos nos tecidos cardiovasculares. O ANP e o BNP são secretados pelo coração em resposta ao estresse hemodinâmico. 
O aumento nos níveis de BNP ocorre fundamentalmente como resposta ao estiramento da parede ventricular esquerda e à sobrecarga de volume. O ANP e o BNP se manifestam predominantemente nos átrios e nos ventrículos, respectivamente, e são importantes para a regulação da pressão sanguínea, dos eletrólitos e da homeostase de volume.

Voltar ao guia

botão whatsapp botão instagram