Sigla: TIPA
Descrição: Determina o tipo sanguíneo e o fator Rh do paciente, crucial para transfusões seguras e monitoramento pré-natal.
Prazo: Determina o tipo sanguíneo e o fator Rh do paciente, crucial para transfusões seguras e monitoramento pré-natal.
Amostra: Sangue Total EDTA
Recipiente: Tubo com EDTA
Estabilidade :
A amostra é estável por até 5 dias refrigerada entre 2°C e 8°C
Preparação: Preparo:
Não é necessário jejum para a realização do exame. No entanto, recomenda-se um intervalo de pelo menos 3 horas após a última refeição
Coleta:
A coleta deverá ser realizada com o mínimo de trauma possível, preferencialmente, não utilizar garrote. A amostra deverá ser imediatamente transferida para o tubo de citrato, respeitando a marcação do mesmo, para que a quantidade de sangue e anticoagulante sejam proporcionais ao volume coletado. Inverter os tubos de 8 a 10 vezes. Centrifugar imediatamente o tubo após homogeneização, por 15 minutos a 3000 RPM
Rejeição:
Amostras coaguladas
Hemólise acentuada
Interpretação: No sistema ABO existem quatro tipos sanguíneos: A, B, AB e O. Esses tipos são caracterizados pela presença ou não de aglutinogênios, na membrana das hemácias, e pela presença ou ausência de aglutininas, no plasma sanguíneo.
Existem dois tipos de aglutinogênio, A e B, e dois tipos de aglutinina, anti-A e anti-B.
Pessoas do grupo A possuem aglutinogênio A, nas hemácias e aglutinina anti-B no plasma; as do grupo B têm aglutinogênio B nas hemácias e aglutinina anti-A no plasma; pessoas do grupo AB têm aglutinogênios A e B nas hemácias e nenhuma aglutinina no plasma; e pessoas do grupo O não tem aglutinogênios nas hemácias, mas possuem as duas aglutininas, anti-A e anti-B, no plasma.