Sigla: TRIG
Descrição: Mede os níveis de triglicerídeos no sangue, avaliando risco cardiovascular.
Prazo: Mede os níveis de triglicerídeos no sangue, avaliando risco cardiovascular.
Amostra: Soro
Recipiente: Tubo seco ou gel separador
Estabilidade :
A amostra é estável por até 7 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
Preparação: Preparo:
Jejum obrigatório de 12 horas;
Evite bebidas alcoólicas.
Coleta:
Para coletar amostra de sangue usando um tubo sem gel, tire a amostra, espere o sangue formar um coágulo, centrifugue para separar os componentes, retire o soro e armazene conforme as instruções do exame.
Para coleta com tubo com gel separador, misture o sangue imediatamente após a coleta, deixe o tubo em pé em temperatura ambiente até formar o coágulo, centrifugue para obter o soro e armazene de acordo com as instruções do exame, evitando que o sangue se desmanche.
Rejeição:
Amostra hemolisada;
Amostra com lipemia;
Amostra com icterícia.
Interpretação: Os triglicérides (TG) são formados a partir de três ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerol e constituem uma das formas de armazenamento energético mais importantes no organismo. O colesterol e os triglicérides estão entre os lípideos biologicamente mais relevantes do ponto de vista fisiológico e clínico, sendo utilizados na avaliação do risco cardiovascular. A dosagem de TG é realizada por técnica enzimática.
Níveis elevados podem ser observados no hipotireoidismo; diabetes; síndrome nefrótica; gravidez; ingestão excessiva de álcool; e uso de medicamentos, como estrogênios, contraceptivos orais, prednisona, entre outros. Níveis baixos podem estar relacionados a má-absorção, desnutrição e hipertireoidismo.
No Consenso Brasileiro para a Normatização da Determinação Laboratorial do Perfil Lipídico, foram definidos valores de referência para amostras coletadas com jejum e sem jejum prévio. Em situações especiais, como dosagem de TG acima de 440 mg/dL, recuperação de pancreatite por hipertrigliceridemia ou início de tratamento com drogas que causam hipertrigliceridemia grave, recomenda-se a dosagem de TG após jejum de 12h.