Sigla: URIN1
Descrição: Analisa propriedades físicas, químicas e microscópicas da urina para detectar doenças renais e sistêmicas.
Prazo: Analisa propriedades físicas, químicas e microscópicas da urina para detectar doenças renais e sistêmicas.
Amostra: Urina Jato Médio
Recipiente: Tubo cônico
Estabilidade :
O prazo máximo para execução do exame é de até 8 horas refrigerado entre 2 e 8ºC contados a partir do momento da coleta
Preparação: Preparo:
Realizar higienização da região genital com água e sabão.
Coleta:
A coleta ideal para adultos é a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato e coletando o jato médio diretamente no frasco estéril.
Rejeição:
Amostra com conservante.
Amostra enviada em frasco inadequado.
Volume insuficiente.
Interpretação: O exame de urina rotina fornece informações importantes para o diagnóstico e monitoramento de doenças renais e do trato urinário, e também para determinadas doenças sistêmicas e metabólicas.
Além de urina rotina, o exame recebe outras denominações, como sumário de urina, urina do tipo 1, EAS (elementos anormais e sedimento), EQU (exame químico de urina), urina parcial, urina simples, entre outros.
Ele inclui a realização de procedimentos para avaliar as propriedades físicas e químicas da urina e o exame microscópico do sedimento urinário.
A análise física compreende a observação do aspecto, da cor e da densidade. A análise química inclui a determinação do pH, a pesquisa de proteínas, hemoglobina, glicose, bilirrubinas, urobilinogênio, corpos cetônicos, nitrito e esterase leucocitária. Nessa etapa, geralmente, são utilizadas tiras reagentes, que podem ser lidas manualmente, em leitoras semiautomatizadas ou em equipamentos automatizados.
O exame microscópico do sedimento urinário tem como finalidade detectar e, eventualmente, quantificar alguns elementos figurados presentes na urina, como células epiteliais, leucócitos, hemácias, cilindros, cristais e bactérias.