Sigla: VB12
Descrição: Avalia os níveis de vitamina B12 no sangue, importante para função neural e produção de DNA.
Prazo: Avalia os níveis de vitamina B12 no sangue, importante para função neural e produção de DNA.
Amostra: Soro
Recipiente: Tubo seco ou gel separador
Estabilidade :
A amostra é estável por até 4 dias refrigerada entre 2°C e 8°C.
Preparação: Preparo:
Não é necessário jejum para a realização do exame.
Coleta:
Para coletar amostra de sangue usando um tubo sem gel, tire a amostra, espere o sangue formar um coágulo, centrifugue para separar os componentes, retire o soro e armazene conforme as instruções do exame.
Para coleta com tubo com gel separador, misture o sangue imediatamente após a coleta, deixe o tubo em pé em temperatura ambiente até formar o coágulo, centrifugue para obter o soro e armazene de acordo com as instruções do exame, evitando que o sangue se desmanche.
Rejeição:
Amostra hemolisada;
Amostra com lipemia;
Amostra com icterícia.
Interpretação: A Vitamina B12 tem papel importante na hematopoiese, na função neural, no metabolismo do ácido fólico e na síntese adequada de DNA.
Apresenta-se diminuída na produção deficiente de fator intrínseco, determinada pela atrofia da mucosa gástrica, resultando em anemia perniciosa; nas síndromes de má absorção por ressecção do intestino delgado, doença celíaca, espru tropical e cirurgia bariátrica; no alcoolismo; na deficiência de ferro e folato; no uso de medicamentos que podem levar a diminuição da absorção, como metotrexato, pirimetamina, trimetoprim, fenitoína, barbitúricos, contraceptivos orais, colchicina, metformina, entre outros; e nas dietas vegetarianas estritas.
Condições associadas a níveis aumentados de vitamina B12 incluem o tratamento de reposição, leucemia granulocítica crônica, doença renal crônica, insuficiência cardíaca congestiva, diabetes, obesidade, doença pulmonar obstrutiva crônica e hepatopatias.